MOTIVAÇÃO
O mercado de TI, em crescimento constante, é ávido por desenvolvedores em linguagens de Programação Orientada a Objeto e o JAVA se destaca, como a principal linguagem empregada nas empresas, para sistemas e soluções corporativas.
OBJETIVO
Capacitar o participante para utilizar o essencial do Core Java em uma formação profissional sustentável, fornecendo a base para se especializar em diferentes tecnologias do Framework JAVA em Frontend ou Backend.
Fornecer o conhecimento necessário para o uso de Banco de Dados com API Java.
Apresentar boas prática de desenvolvimento O O com Java e utilização de nomenclaturas reconhecidas no mercado.
CARGA HORÁRIA: 40 horas presenciais
PÚBLICO ALVO
Desenvolvedores de software em qualquer plataforma ( llinguagem ) que precisem construir aplicações em JAVA ou conhecer os seus recursos e aplicabilidade para planejar soluções e sistemas.
Também iniciantes em desenvolvimento que tenham o pré-requisito do curso.
PRÉ-REQUISITOS
Para atingir o objetivo proposto é recomendável que o participante tenha conhecimentos básicos de programação em qualquer linguagem, independente de plataforma.
ABORDAGEM / METODOLOGIA
Apresentação de fundamentos teóricos com discussões de aplicabilidade no mundo real.
Labs Hands on – aplicação na prática da teoria apresentada, em abordagem evolutiva através dos módulos que compõem o treinamento.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao final do treinamento os participantes estarão aptos à:
- Desenvolver Java com boas práticas da Orientação a Objetos.
- Entender os conceitos de Classes e Objetos e a aplicabilidade para solução de sistema orientado a objetos.
- Controlar o fluxo de lógica do programa com os mecanismos de Java.
- Construir aplicações em Java com as principais APIs do Core Java.
- Utilizar API Java com Banco de Dados.
CONTÉUDO PROGRAMÁTICO
Modulo 1: Fundamentos e Ambiente Java
- Java Environment: Configuração, JVM e JRE
- Compilação e Execução
- Sintaxe, Keywords e Nomenclatura Java
- Java – Linguagem P O O
- Tipos, Declaração e Uso de Variáveis: Primitivos, Constantes e Valor (referência)
- Organização do Código: Classes, Interfaces e Package
- APIs Java – Documentação (javadoc)
Lab – IDE de Desenvolvimento: Eclipse
- Elementos e recursos da interface Eclipse
- Criando projeto Java
- Criação de código e execução
Modulo 2: Java – P O O (Programação Orientada a Objetos)
- Mundo Orientado à Objetos
- Paradigma Procedural e Orientação à Objetos
- Conceitos de Classes e Objetos
- Pilares da O O: Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo
- Classes e métodos Abstract e Interfaces
- Modificadores: Public, Private, Static
- Métodos e Atributos de Classes e Objetos
- Assinatura de um Método
- Método Construtor
Lab – Construção de Classe e Instanciação de Objetos – Eclipse
- Definição e Acesso aos serviços e atributos do Objeto e Classe
- Construção de Herança e Polimorfismo
- Instanciação de Objeto com Construtor
- Teste dos Modificadores
Modulo 3: Lógica de Programação com Java
- Classe com o método main()
- Operadores e expressões aritméticas & lógicas
- Estrutura de Repetição & Condição: If, Else, While, For
- Comando switch Case
- Controlando loops
- Aninhamento de blocos
- Construindo Arrays
- Casting e promoção de Tipos
Lab – Projeto – Calculadora em Java – Eclipse
Modulo 4: Core Essencial APIs Java
- Declarar e Importar Package de Classes e Implementar Interfaces
- Tratamento de Erros: Error Handling
- Classes Wrappers
- Classes Utilitárias
- Collections Framework
- Core Interfaces
Lab – Hands on – Aplicação das API´s Core – Eclipse
Modulo 5: API Java Database Connectivity ( JDBC )
- IDE – MySQL Workbench
- Comandos DDL – Linguagem de Definição de Dados – SQL
CREATE, ALTER e DROP de Tabelas, Views, Indexes, Constraints
- Comandos DML: Linguagem de Manipulação de Dados – SQL
INSERT, SELECT, UPDATE e DELETE
- Uso de Biblioteca JDBC – Java Database Connectivity
Lab – Projeto – Vendas: Eclipse e MySQL com IDE Workbench
- Criação de Tabelas no Data base
- Acesso a dados por JDBC
Modulo 6: Core Advanced
- Expressões e Sintaxe Lambda – código conciso e expressivo.
- Streams – aplicação em API de classes Collections
- A nova API time
- Técnica do Clean Code – clareza, objetividade e significado do código
- SOLID – 5 princípios da programação orientada a objetos e design de código.
- Técnica – Interface Oriented Development
- Técnica de Teste – TDD (Test Driven Development)
Lab – Hands on da Teoria – Eclipse